sábado, 1 de outubro de 2011

Redução salarial para os tripulantes da TAM



Caros colegas,
Eu tenho o hábito de anotar toda a minha quilometragem mensalmente voada, e assim poder calcular, ao final de um mês de trabalho, o montante que vou receber dois meses depois.
Ao receber o Holerite, confiro para verificar se não ocorreu nenhum grande desvio do que calculara anteriormente.
Quando fui conferir o último holerite, referente ao pagamento do início deste mês de setembro, observei que o cálculo do Repouso Remunerado não estava batendo, tendo sido reduzido em, aproximadamente, R$ 380,00.
Fui até a Academia da TAM, 7º And, para mostrar que havia um erro no cálculo do Repouso Remunerado, tendo sido surpreendido com a notícia de que, a partir deste último pagamento, o cálculo do nosso Repouso Remunerado ter sido alterado.
Senti-me traído, não pelo valor, mas por ter sido introduzido um cálculo que nos prejudica (na verdade, significa uma redução salarial), sem sequer ter sido emitido um aviso aos tripulantes da Empresa.
Para os que não conhecem como se calcula o Repouso Remunerado, instituído desde o tempo do Cmt Rolim, fins compensar os dias não trabalhados, vejam a seguir:
Como era:
Somava-se os valores referentes à quilometragem Diurna, mais Noturna, mais Final-de-Semana, e também os valores referentes às horas de Reserva e Sobreaviso, dividia-se esse montante por 21 e multiplicava-se por 9.
Como ficou agora:
Soma-se os valores referentes à quilometragem Diurna, mais Noturna, mais Final-de-Semana, e também os valores referentes às horas de Reserva e Sobreaviso, divide-se esse montante por 22 e multiplica-se por 8.
A explicação que me foi dada é a de que a nossa média de folgas, agora, é de 8 dias por mês, e não mais de 9 dias.
Na verdade, 8 dias é a quantidade de dias de folga mínima por legislação, e não média, e há muitos pilotos, expecialmente os das aeronaves Widebody, que folgam 9, ou mais, dias por mês.
Fonte: Cmt Tam Linhas Aéreas

Nenhum comentário:

Postar um comentário