sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fugitivo norte-americano tinha sequestrado avião e deixado FBI "de cueca"

Fugitivo norte-americano tinha sequestrado avião e deixado FBI "de cueca"

 
 
 



Um homicida norte-americano que fugiu em 1970 de uma prisão de Nova Jersey - e que foi detido na segunda-feira (26) pela polícia portuguesa depois de ser localizado por autoridades dos EUA nos arredores de Lisboa - esteve envolvido num dos mais curiosos sequestros de aviões nos Estados Unidos na década de 70.

O desvio do voo 841 da Delta Airlines, em 1972, no qual esteve envolvido, ficou associado a imagens de um agente do FBI correndo para o avião, na pista do aeroporto de Miami, só com uma sunga.

George Wright, em foto de 1963 do Departamento de Correção de Nova Jersey
George Wright tinha entrado num avião que seguia de Detroit para Miami vestido de padre e com uma bíblia, onde estava escondida uma arma. Juntamente com os seus cúmplices, tomou a aeronave e fez 88 reféns, exigindo o pagamento de um resgate de um milhão de dólares (o maior naquela altura para um caso de pirataria aérea).


O FBI cedeu às exigências e enviou um agente vestido com uma sunga de banho - para provar que não ocultava armas - e entregou um saco com o montante do resgate.

Em seguida, o avião partiu para Boston e, depois, seguiu para a Argélia, onde os sequestradores ficaram em prisão domiciliar por alguns dias.

Em 1976, os sequestradores, com excepção de Wright, foram detidos e julgados na França, que recusou a extradição dos mesmos para os Estados Unidos.


George Wright, hoje com 68 anos (foto acima), foi detido na segunda-feira (26) pela polícia portuguesa depois de ser localizado por autoridades norte-americanas nos arredores de Lisboa. Não ficou claro como ele foi localizado, mas a imprensa informou que ele recentemente começou a fazer contato com parentes nos EUA.

Wright foi condenado em 1963 pelo homicídio do dono de um posto de gasolina na localidade de Wall, em Nova Jersey. O crime foi cometido durante um assalto.

Ele cumpria pena de 15 a 30 anos de reclusão quando fugiu da Prisão Estadual de Bayside, em 1970, junto com três outros detentos. Acabou chegando a Detroit, onde aderiu ao Exército Negro de Libertação, um grupo nacionalista militante negro, segundo o FBI.


Fontes: Site Desastres Aéreos / G1 / Jornal Nacional (TV Globo) / A Bola (Portugal) - Fotos: UPI / AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário